quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Nunca pensei que minha primeira semana de faculdade iria ser tão corrida assim! Tanto trabalho, tanta coisa pra fazer, preparar, desenhar. Mas foi. E eu to desesperado.

A imagem abaixo é o resultado do 3º trabalho de AIA, que era sobre a TIPOGRAFIA. A orientação dada pelos professores foi bem vaga, e bem legal, assim, na minha opinião =). Todos tinhamos que representar uma "arquitetura boa" que víssemos pela cidade no forato de uma página de Word. Poderia ser um prédio, uma praça, um cruzamento. Sei lá, poderia ser muita coisa, com as únicas restriçoes: 1º. Tinha que ser tudo feito no Word, pra gente explorar várias ferramentas e chegar ao limite do programa 2º. A tipografia do projeto era o principal. Então antes de tudo a gente tinha que saber que raios é essa tal de Tipografia.

É uma arte, pra começar. Uma manifestação que mexe com a impressão das letras e espaços vazios, desde à criação de caractéres à sua composição e impressão. A idéia é que o produto final impressione a quem vê, seja adequado a um objetivo. A tipografia não muda o texto, mas muda a forma com que ele é apresentado de forma a criar no "leitor" alguma ideia que o autor queer passar. Tipografia é arte, é bagunça, é cor, forma, tamanho, é ângulo, jeito, é tudo em um texto.


Assim, não tem muita coisa pra explicar. eu resolvi fazer sobre uma obra que considero muito importante em Belo Horizonte, mas também muito desconhecida, o Instituto São Rafael. O ISR é uma escola para cegos, que fica no Prado, e o prédio do Instituto foi construído já pensando na sua aplicação: várias rampas, pisos diferentes em diferentes setores, salas de fácil acesso, e outras coisas mais. A tipografia que eu fiz foi em cima de um texto sobre a CEGUEIRA, sa palavras destacadas em branco foram palavras que me chamaram atenção quando li o texto, o fundo preto é para fazer uma alusão à cegueira, e o "degradé" arco-íris foi mais para explorar as ferramentas do Word e também mostrar que os cegos, apesar de não enxergarem cores, podem "ver" muito mais do que você.

Ou talvez seja só um processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.
[definição chata da Wikipedia]

3 comentários:

Nathali Padovani disse...

ou...gostei...
muito bom!!

Gabriel Jota disse...

muito bom mesmo!

Unknown disse...

ficou otimo, mateus!